Blog

CARACTERÍSTICAS E HISTÓRIA DA RAÇA

O  PASTOR  BRANCO  SUIÇO

     O Pastor  Branco  Suíço é considerado uma raça independente do Pastor Alemão, não sendo mais denominado Pastor Alemão Branco. Esse reconhecimento só foi possível depois de muita discussão a respeito de vários elementos, como o padrão a ser adotado e até o nome da nova raça.

Apesar de não ser mais vinculado ao Pastor Alemão, não tem como desconsiderar o fato de que o Pastor Branco Suíço foi desenvolvido a partir do cruzamento entre Pastores Alemães, o que permitiu a transmissão de características marcantes da raça, com o diferencial da cor branca.

Origem

Nos Estados Unidos e no Canadá, os Pastores Brancos tornaram-se gradualmente uma raça distinta. Os primeiros cães desta raça foram importados para a Suíça no começo dos anos 70. O macho americano “Lobo”, nascido em 05 de março de 1966, pode ser considerado como o progenitor desta raça na Suíça. Os descendentes deste macho, registrados no Livro de Origem Suíço (LOS) como outros pastores brancos importados dos Estados Unidos e do Canadá, multiplicaram se gradualmente. 

Existe atualmente um grande número de Pastores Brancos Suíços, de raça pura, depois de várias gerações, distribuídas por toda Europa. Por isso, desde junho de 1991, estes cães estão registrados como uma raça nova no apêndice do Livro de Origem Suíço (LOS).

Comportamento

O Pastor Branco Suíço é equilibrado e calmo, mas se a situação exige, fica alerta e impaciente. É muito dócil, inteligente e tem um elevado nível de compreensão das situações. É um cão de guarda e um pouco desconfiado com estranhos. É muito atencioso, amoroso e paciente com crianças. 

Aspecto

Essa raça tem um corpo esbelto e harmonioso. É ágil, musculoso e tem membros fortes. Suas orelhas são triangulares, eretas, sempre em alerta. Sua cauda é espessa, em forma de sabre, afinando para a extremidade. O pelo do Pastor Branco Suíço pode ser curto ou longo, porém sempre liso e espesso. 

Cuidados específicos

O Pastor Branco Suíço é um cão muito ativo, que precisa de exercícios diários para se manter saudável, tanto física quanto mentalmente. É necessária escovação diária dos pelos nas épocas de muda, assim, é retirado todo o pelo morto. 

Saúde

O Pastor Branco Suíço é uma raça saudável, mas tem, contudo, algumas doenças hereditárias que partilha também com o Pastor Alemão. Displasias, sobretudo do cotovelo, tem alguma incidência na raça. Problemas de pele, incluindo alergias, torção do estômago e dentes de rápido desgaste são outros problemas a ter em atenção. Tendo a pelagem branca, os donos devem ter o cuidado de não expor o cão ao sol quando ele estiver muito intenso.

História do Pastor Branco Suíço

O Pastor Branco Suíço é um Pastor Alemão branco. O primeiro Pastor Alemão foi registrado na Alemanha em 1899. Nesta altura, o Pastor Alemão podia ter qualquer cor, incluindo branco, que é, aliás, uma cor muito presente nas raças de cães de pastor. Greif, o “avô” do primeiro Pastor Alemão a ser registrado e que é por isso considerado o fundador da raça, Horand von Grafath, era na realidade todo branco. Assim, o gene responsável pela cor branca sempre fez parte das cores possíveis do Pastor Alemão. Em 1913, foi registrado o primeiro Pastor Alemão de cor branca nos livros alemães.

Os Pastores Alemães de cor branca eram úteis ao pastor porque este os conseguia facilmente distinguir dos lobos e porque a cor fazia com que o lobo não distinguisse facilmente o cão do resto do gado.

Em 1933, o standard do Pastor Alemão foi alterado e o branco deixou de ser uma cor permitida para passar a constituir motivo de desclassificação. A partir desta altura, os criadores começaram a eliminar os cachorros brancos do seu plano de criação. Contudo, os Pastores Alemães exportados para o Canadá e Estados Unidos da América permaneceram a criar e a dar origem a cães completamente brancos. O clube norte-americano do Pastor Alemão renovou o seu estalão em 1959, mas os cães brancos eram ainda aceitos nos ringues do AKC. 

Em 1967, foi exportado dos EUA para a Suíça um Pastor Alemão de cor branca, chamado Lobo White Burch, que passou a ser considerado o fundador da raça Pastor Branco Suíço. Apesar da descendência de Lobo não poder ser registrada, pois a partir de 1968 já não era permitido registrar Pastores Alemães de cor branca nem nos EUA, a sua linhagem foi-se desenvolvendo na Suíça. 

Apesar de estar condenada ao desaparecimento, a verdade é que a popularidade desta cor foi crescendo e nos anos 70 do século XX, surgiram os primeiros clubes dedicados aos pastores alemães brancos. O nome da raça foi, contudo, algo polêmico: os norte-americanos fundaram o clube Pastor Alemão Branco, décadas mais tarde criaram também o clube do Pastor Americano Branco e ainda o clube do Pastor Branco. A Federação Cinológica Internacional, FCI, à qual Portugal pertence, reconheceu provisoriamente o estalão desta raça a qual apelidou Pastor Branco Suíço, classificando a Suíça como país de origem, pois tinha sido aí que se desenvolveu a linhagem de Lobo, que consideraram o fundador da raça.


Características do Pastor Branco Suíço

O Pastor Branco Suíço é um cão vivo, atento e de guarda, embora nunca seja agressivo, ele é desconfiado em relação a estranhos. Protetor e leal, essa raça defende a sua família e o seu território de tudo e todos que considera uma ameaça.


Inteligentes e solícitos, os Pastores Brancos Suíços são fáceis de treinar e aprendem facilmente. Bastantes vocais, estes cães são também bons alertas para novas situações e pessoas. A socialização é bastante importante nesta raça. Se for mantido desde pequenos com outros cães e mesmo gatos, o Pastor Branco Suíço mostra-se tolerante para com eles.

Esta raça necessita de um dono dominante, consistente e, sobretudo, calmo, pois os cães são bastante sensíveis a represálias. Contudo, tentam sempre que podem colocar o dono à prova e não são, por isso, cães para donos inexperientes. O Pastor Branco Suíço gosta de ter uma tarefa e detesta estar longe da família. O aborrecimento e a solidão dão origem a comportamentos destrutivos nesta raça.

Assim como o pastor alemão tradicional, o Pastor Branco tem uma enorme vocação ao trabalho e por isso é um cão que precisa de exercícios constantes. Seu porte físico e agilidade fazem com que seja de acompanhar seu dono em praticamente todos os momentos, como cooper ou passeios de bicicleta. Ágil, pode-se sair muito bem nas provas de agility, onde não apenas utilizará apenas sua composição física, mas também sua inteligência invejável.

·         Fonte: CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/pastor-branco-suico/

 

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.